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FORMAÇÃO CONTINUADA E RESULTADOS NO IDEB: O QUE DIZEM OS QUESTIONÁRIOS CONTEXTUAIS DE DIRETORES E PROFESSORES DO SAEB/2017

Francimarcos Peixoto Gomes
Universidade Estadual do Ceará
https://orcid.org/0000-0002-6311-7981
Eloisa Maia Vidal
Universidade Estadual do Ceará
https://orcid.org/0000-0003-0535-7394

DOI: https://doi.org/10.4025/tpe.v24i1.56501


Palavras-chave: Formação Continuada, SAEB, IDEB Anos Iniciais

Resumo

O advento de programas e projetos de avaliação de larga escala e a perspectiva da escola como espaço de formação impulsionaram a ressignificação do papel dos profissionais da educação e como a atuação de cada um dos atores contribui para a implementação e melhoria dos indicadores educacionais. O estudo investiga, a partir dos questionários contextuais do Saeb 2017, iniciativas de formação continuada de diretores e professores. De caráter quantitativo, a pesquisa abrange 20 redes escolares municipais cearenses – dez com os maiores e dez com os menores resultados no Ideb Anos Iniciais em 2017. As referências teóricas, além da legislação, se apoiam em Gatti (1998, 2013, 2017), Pizarro; Lopes Junior (2017) e Sousa; Ferreira (2019). Os dados revelam diferenças na oferta entres os municípios de maiores e menores resultados, fragilidade das iniciativas de formação tanto para diretores quanto para professores, e carências de temas de interesse dos docentes.

Download: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/56501/751375152305

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